Título lido: Como funciona a ficção
Título original: How Fiction Works
Autor: James Wood (Inglaterra)
Tradução: Denise Bottmann
Editora: SESI-SP Editora
Lançamento: 2016
Esta edição: 2017
Páginas: 232
Classificação: 3/5
__________________________________________
“a literatura nos ensina a notar melhor a vida; praticamos isso na vida, o que nos faz, por sua vez, ler melhor o detalhe na literatura, o que, por sua vez, nos faz ler melhor a vida” (posição no kindle 590/21%).
para quem gosta de ler e faz desse ato um exercício contínuo de libertar a mente para cousas outras que não estes tempos tenebrosos, esse pequeno volume do escritor britânico james wood é um verdadeiro regalo.
o livro, dividido em 10 capítulos, traz ideias numeradas sobre vários aspectos voltados para a técnica literária, exemplificadas com trechos de vários livros, muitos dos quais ainda não li. obras desse quilate são uma ótima pedida para apontar livros interessantes a cujos títulos mais de uma vez põem-se os olhos e não passa disso. você como que é levado a refinar o olhar para a palavra perfeita, a frase perfeita, a ideia perfeita. o que nem sempre se faz, ainda mais na rapidez com que se troca de livro.
wood não escreve para amadores, isso se percebe na apurada análise que ele faz de cada obra citada, o que não chega a ser um problema, já que aparentemente abriu mão de um texto truncado e indecifrável, que ajuda muito a ver esses pormenorizados detalhes nem sempre valorizamos ao ler. é claro que são em sua maioria excertos da preferência do próprio autor, de sua vivência em ler, mas não sem propriedade.
apesar de ser bastante bom, ainda prefiro outro livro de temática semelhante, o “para ler como um escritor”, da francine prose, esse sim, de uma beleza estética muito mais contundente e completa. a prosa de prose (perdão pelo trocadilho!) é muito mais envolvente, o leitor sai de seu compêndio disposto a encarar com ferrenha decisão a todos os livros que ela cita. o que é maravilhoso!
Deixe um comentário