Livro lido – O barril mágico, de Bernard Malamud


Título: O barril mágico

Título original: The Magic Barrel

Autor: Bernard Malamud (EUA)

Tradução: Maria Alice Máximo

Editora: Record

Ano de lançamento: 1958

Ano desta edição: 2007

Páginas: 254

Classificação: ⭐️⭐️⭐️

_________________________________________
“O barril, um símbolo que não lhe havia ocorrido antes, vomitava palavras de fogo, centelhas de ideias, a tudo transformado em fumaça espessa” (conto ‘A garota dos meus sonhos’, pág 50).

Ter lido “Entre nós”, seleção de conversas entre Philip Roth e vários amigos escritores, me permitiu saber da existência do escritor americano de origem judaica Bernard Malamud. Após terminar aquela belíssima coletânea, fui à caça de livros de autores ali constados, como Ivan Klima, Aharon Appelfeld e o próprio Malamud, de quem comprei dois livros, sendo um deles a coletânea de contos “O Barril Mágico”.

Com uma soberba introdução escrita por nada menos que Jhumpa Lahiri, autora de “O xará”, o livro reúne 13 contos originalmente publicados em jornais e reunidos em livro em 1958, e que rendeu ao autor o Nacional Book Award. São histórias cujos personagens, todos judeus, são mostrados vitimados por os mais diversos percalços, sejam da natureza, das circunstâncias ou das intempéries amorosas. As histórias, muitas delas frugais de tão simples, assombram pela realidade, mostram um lado humano extremamente realístico marcados por desgraças e desvarios.

A matéria tratada por Malamud, sem erro, levam à reflexão: homens e mulheres cicatrizados pela terrível experiência do Holocausto aparecem muitas vezes minguando à sorte, abandonados, mal-interpretados, desassistidos. Essa matéria assombra o leitor que, vivendo o suspense de cada historieta, é levado pelo autor a devorar logo aquelas páginas. “A garota dos meus sonhos foi o conto que mais gostei no volume, seguido por “Os sete primeiros anos”, “A dama do lago” e o conto homônimo que dá título ao volume. Vale!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: