Título: Enquanto eles dormiam
Título original: Quietly in their sleep
Autora: Donna Leon (EUA)
Tradução: Carlos Alberto Bárbaro
Editora: @companhiadasletras
Ano de lançamento: 1997
Ano desta edição: 2010
Páginas: 288
Classificação: ⭐️⭐️⭐️
_______________________________________________
Minha saga pelas aventuras do veneziano Comissário Guido Brunetti avançam em mais um livro lido da escritora americana radicada na Itália Donna Leon.
.
Nesse volume, o sexto da série, Brunetti é encontrado substituindo o “vice-questore” Patta, seu superior, que se encontra de férias. São dias insípidos, meio chuvosos, em que a criminalidade parece dar trégua à paz da Sereníssima.
.
Essa aparente calma tem fim quando Maria Testa, uma ex-integrante de uma ordem religiosa põe Brunetti a par de uma série de irregularidades em varias casas de repouso para idosos espalhadas por Veneza. Idosos dessas casas aparecem mortos quase que simultaneamente enquanto seus tratamentos contendo grandes somas são livremente destinados a beneficiários que logo caem na lista de suspeitos de Brunetti. Apesar da fragilidade dessas denúncias, e sem nada mais relevante, o comissário começa a desencadear uma investigação meio “às escondidas”, extra-oficial, o que o leva a pistas envolvendo importantes membros da Igreja, da nobreza veneziana e da Opus Dei criando um ambiente de suspense nada inócuo para Testa e Brunetti…
.
Esse é o terceiro livro de Donna Leon que leio, nessa minha necessidade de me entreter com livros policiais (ah, saudade de Cormoran Strike…), e, apesar de não ser ruim, dos dois anteriores eu gostei mais, seja porque de fato havia crimes trágicos e aparentemente insolúveis sendo investigados, seja pelo desfecho nada previsível, mesmo para livros não mais que medianos..
.
Neste “Enquanto eles dormiam”, Brunetti é apresentado mais em seu ambiente doméstico. Sabemos seus gostos de leitura, os autores que permeiam sua cabeceira, bem como de Paola, sua esposa, bem como seu asco pelo corrompido Clero de Veneza.
.
Como passatempo o comissário Brunetti tem conseguido me entreter, o que o torna válido. Continuemos.
Livro lido – Enquanto eles dormiam, de Donna Leon
07/02/2018 por Paulo Sousa
Deixe um comentário