Livro 4°/Jan//4°2017
Título: Um copo de cólera
Primeira publicação: 1978
Autor: Raduan Nassar
Editora: @companhiadasletras
Páginas: 88
Minha classificação: ⭐
_____________________________________________________
Quase sempre a leitura baseada em sugestões de livros são boas. Quase sempre. Sempre há livros bem falados, bem cultuados em certos meios, sempre figurando na lista dos “mais”.
Ouvi muito falar da obra revisitada de Raduan Nassar, escritor brasileiro com raízes libanesas, que saiu recentemente pela Companhia das Letras com o título Obra Completas, abarcando o aclamado Lavoura Arcaica, Menina a caminho e este “Um copo de cólera”, que acabo de ler.
UM COPO DE CÓLERA é uma novela curta, mas estranhamente truncada. Principalmente pela brutalidade existente na relação entre o casal de personagens principais, a meu ver, extremamente caricaturais. Um historieta doentia, cuja obsessão, machismo, desrespeito – com alguns laivos de violência – me fizeram sair mal da leitura, tamanha o grau de insatisfação que esse livro me trouxe.
Não gostei nem um pouco de lê-lo, apesar de perceber o esforço do escritor em compor uma novela num único tom e fôlego (o capítulo “O esporro”, praticamente uma única e gigantesca sentença, é um exemplo!). Não sei se ainda quero ler Lavoura Arcaica. Principalmente se depender das minhas impressões em Um copo de cólera.
Deixe um comentário